terça-feira, 17 de dezembro de 2013

FICHÁRIO- UM PASSO A PASSO EM CARTONAGEM

Oi...

Finalmente um tempo para postar todas as atividades feitas nestes últimos dias. Continuando a empolgação com a cartonagem e encadernação (amei fazer aulas sobre álbuns e caixas )... Recortei os papéis para um fichário com a frente e o verso separados pois não encontrei aqui em Londrina quem vendesse a ferragem interna do fichário separada da capa. Depois...procurando em cada livraria da cidade achei um fichário revestido de plástico que desmontei para aproveitar a ferragem dele e fiz a lembrancinha das professoras da Anna Clara. Dei os presentes e esqueci de tirar fotos para postar aqui...( que peninha, pois ficaram lindinhos...rsrs...modesta!). Dessa forma, sobraram os papéis recortados anteriormente e com a proximidade do Natal... prêmio para  o bingo que fazemos no dia de Natal...e a quantidade de professoras na família, achei que valia a pena aproveitá-los para novos arquivos. Assim saiu esse passo a passo (mais ou menos, né...é a primeira vez que faço isso!), mas vamos lá!

O primeiro passo é recortar o papelão de sapateiro...ou papelão holler...nomes diferentes para a mesma coisa...(o papel paraná é muito mole...não serve para isso) de acordo com o tamanho do projeto: 13 cm de largura por 22 cm de altura para a capa da frente e de trás e 2,5 cm de largura por 22cm de altura para a lombada. Recortar o tecido deixando 2 cm de borda para poder virar. Como a lombada era de outro tecido, fiz uma sobreposição de tecidos, sendo que o que vai por cima tem que dar um acabamento virando meio centímetro para dentro, assim não desfia e fica bonitinho. Antes de começar a virar para dentro as laterais, tem que recortar os cantos em diagonal para que os bicos fiquem perfeitos e colar as fitas para o suporte das canetas e fechamento. Para passar a cola usei o rolinho de espuma que deixa tudo bem homogêneo e sem excesso evitando manchas no tecido. Sempre passar cola no papel e não no tecido. 
                                                           Medidas

     Frente e verso

                                                                    Colagem das fitas 


                                           Revestimento da parte interna
Recortei o papel pardo meio centímetro menor para dar o acabamento da parte interna. O tecido tem que ser 1 cm maior para poder virar e os cantos serem cortados em diagonal para que os bicos fiquem perfeitos. O processo é o mesmo usado para revestir a capa: passar cola no papel, colar o tecido, virar as bordas.

                                               Papel colado no tecido

                                               Bordas já viradas e coladas (avesso)

Bordas já viradas e coladas (direito)

                 Os enfeites devem ser colocados antes de colar o revestimento interno.



Fichário pronto (frente)

                                             Fichário pronto (verso)

Parte interna do fichário, com as folhas colocadas.


Os fichários feitos para as professoras





Um comentário: