terça-feira, 17 de dezembro de 2013

FICHÁRIO- UM PASSO A PASSO EM CARTONAGEM

Oi...

Finalmente um tempo para postar todas as atividades feitas nestes últimos dias. Continuando a empolgação com a cartonagem e encadernação (amei fazer aulas sobre álbuns e caixas )... Recortei os papéis para um fichário com a frente e o verso separados pois não encontrei aqui em Londrina quem vendesse a ferragem interna do fichário separada da capa. Depois...procurando em cada livraria da cidade achei um fichário revestido de plástico que desmontei para aproveitar a ferragem dele e fiz a lembrancinha das professoras da Anna Clara. Dei os presentes e esqueci de tirar fotos para postar aqui...( que peninha, pois ficaram lindinhos...rsrs...modesta!). Dessa forma, sobraram os papéis recortados anteriormente e com a proximidade do Natal... prêmio para  o bingo que fazemos no dia de Natal...e a quantidade de professoras na família, achei que valia a pena aproveitá-los para novos arquivos. Assim saiu esse passo a passo (mais ou menos, né...é a primeira vez que faço isso!), mas vamos lá!

O primeiro passo é recortar o papelão de sapateiro...ou papelão holler...nomes diferentes para a mesma coisa...(o papel paraná é muito mole...não serve para isso) de acordo com o tamanho do projeto: 13 cm de largura por 22 cm de altura para a capa da frente e de trás e 2,5 cm de largura por 22cm de altura para a lombada. Recortar o tecido deixando 2 cm de borda para poder virar. Como a lombada era de outro tecido, fiz uma sobreposição de tecidos, sendo que o que vai por cima tem que dar um acabamento virando meio centímetro para dentro, assim não desfia e fica bonitinho. Antes de começar a virar para dentro as laterais, tem que recortar os cantos em diagonal para que os bicos fiquem perfeitos e colar as fitas para o suporte das canetas e fechamento. Para passar a cola usei o rolinho de espuma que deixa tudo bem homogêneo e sem excesso evitando manchas no tecido. Sempre passar cola no papel e não no tecido. 
                                                           Medidas

     Frente e verso

                                                                    Colagem das fitas 


                                           Revestimento da parte interna
Recortei o papel pardo meio centímetro menor para dar o acabamento da parte interna. O tecido tem que ser 1 cm maior para poder virar e os cantos serem cortados em diagonal para que os bicos fiquem perfeitos. O processo é o mesmo usado para revestir a capa: passar cola no papel, colar o tecido, virar as bordas.

                                               Papel colado no tecido

                                               Bordas já viradas e coladas (avesso)

Bordas já viradas e coladas (direito)

                 Os enfeites devem ser colocados antes de colar o revestimento interno.



Fichário pronto (frente)

                                             Fichário pronto (verso)

Parte interna do fichário, com as folhas colocadas.


Os fichários feitos para as professoras





domingo, 15 de dezembro de 2013

SMASH- UMA PROPOSTA DE ENCADERNAÇÃO

Olá...

Há algum tempo fiz um curso de encadernação mas não me atrevi a fazer nada sozinha e ficou por isso...até que esse mês apareceu a oportunidade de fazer o curso novamente com a artesã e artista plástica Adriana Siqueira e fui. Achei muito produtivo pois aprendi a fazer dois modelos de álbum de fotografia e uma caixa para guardá-los. Gostei tanto que me aventurei a  criar, a partir da ideia do álbum, um smash para que a Katia, minha filha, registrasse o dia a dia da Anna Clara que a todo momento tem umas tiradas muito engraçadas que merecem ser guardadas senão o tempo apaga. Fui fotografando a sequência de tudo, menos da costura, que por ser aula da Adriana creio ser indelicado postar o passo a passo sem a devida autorização dela. Este é o álbum do curso.




                                       Este é o ''album-smash" que produzi.


Usei a coleção "Tudo de Bom" da Goodies, alguns papéis da Toke e Crie e outras marcas para fazer a composição de cores e formas. Aqui, a sequência, quase um Pap, do processo do quase smash...rsrsrs...






















segunda-feira, 21 de outubro de 2013

PORTA RETRATO

   Continuando as lembrancinhas do Dia dos Professores fiz um porta-retrato  para a escola Maple Bear, uma homenagem a todos os funcionários, pela dedicação e entusiasmo com que transformam aquele espaço em algo mais que uma escola. Para representar isso, de um lado, escolhi uma foto com todas as professoras na festa do Dia da Família, um evento com muita atividade lúdica envolvendo todos da família, teatro e muita comida! Foi um dia muito prazeroso. Do outro lado coloquei o emblema representativo da escola. Vamos aos detalhes!